Experiências de irrigação do Grupo Arns são tema de palestra em seminário regional
- grupoarnscomunicac
- 9 de abr.
- 2 min de leitura

As experiências em irrigação do Grupo Arns, que têm possibilitado à empresa praticar agricultura o ano todo, foram o tema principal da palestra do engenheiro agrônomo Fernando Arns, em Alegrete, durante o Seminário de Irrigação. A convite da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e da Emater/RS, que estão divulgando o programa Irriga+ RS em diferentes regiões do Estado, Arns apresentou dados e informações para cerca de 140 produtores que participaram do evento, ocorrido no dia 4 de abril, no Casarão do Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles.
Durante a palestra, o agrônomo falou sobre como o Grupo Arns tem desenvolvido o seu sistema integrado de produção em áreas arrozeiras, com cultivo de arroz, soja, milho, trigo e pastagens, a partir do suporte de diferentes tecnologias de irrigação - inundação, sulcos e aspersão (pivô central). As estratégias de irrigação adotadas, somadas a manejos eficientes nas lavouras, têm permitido melhorar a utilização da terra, com minimização de riscos, garantindo a sustentabilidade ambiental e econômica do negócio.
“Todo arrozeiro tem a segurança da água, mas tem o risco de ficar dependente da monocultura do arroz. Então, desenvolvemos um sistema de rotação de culturas, com o uso eficiente dos recursos hídricos, para conseguirmos ter produtividade, mesmo em anos de condições climáticas desfavoráveis”, destaca Fernando Arns.
Os benefícios têm gerado um interesse crescente de produtores em conhecer mais as tecnologias disponíveis no mercado e investir em projetos de irrigação, como o que está sendo estimulado pelo programa do Estado. “Agradecemos a Emater e a Secretaria da Agricultura pela oportunidade de podermos falar sobre este tema, sobre o qual temos estudado e aprimorado manejos há mais de 20 anos”, acrescenta o agrônomo.
Comentários