top of page

De dar inveja a São Pedro

Inovação dos Arns muda a paisagem do pampa




O sistema de irrigação por aspersão está mudando a paisagem das lavouras de arroz do pampa do Rio Grande do Sul. Os irmãos Walter e Werner Arns, produtores em Uruguaiana, são pioneiros na implantação deste sistema para o cultivo do arroz. Na safra 2002/2003, eles fizeram as primeiras experiências, identificando vantagens, problemas e variedades que melhor se adaptaram. Na safra 2003/2004, a área irrigada por aspersão dos irmãos Arns foi de 160 hectares e em 2004/2005 serão 425 hectares.

Walter Arns explica que a grande vantagem do pivô central é a garantia de água na medida certa. Segundo ele, a produtividade do cereal nas áreas irrigadas por aspersão foi de 7,5 mil quilos/hectares. "É a mesma das áreas cultivadas com inundação. Mas nessas áreas do pivô, a rotação de culturas é mais eficiente, obtendo um solo mais fértil para o arroz. O impacto ambiental também é menor", destaca.

A irrigação por aspersão no Rio Grande do Sul é pouco comum. Além dos irmão Arns, o sistema é utilizado na safra 2004/2005 na Estância Rivalta, também em Uruguaiana, em 62 hectares, e em Cachoeira do Sul, em uma área de 26 hectares.


Leia na íntegra.

コメント


bottom of page